O Sol  nunca se põe sobre o Império Britânico

Geise Moreira Pereira1, Weslaine Wellida Gomes2, Chintia Ribeiro Teodoro3,

Ana Paula dos Santos Carneiro4, Sergio Luiz de Souza Costa5

Escola Educação Criativa

Rua Visconde de Mauá, n.º 108, Cidade Nobre, Ipatinga, Minas Gerais. escola@eecriativa.com.br

Palavras-chaves: colônias inglesas, imperialismo, idioma, manifestações culturais

Após a expansão marítimo-comercial inglesa, o Império Britânico apoderou-se de territórios pelo planisfério, transformando-os em suas colônias, impondo sua cultura e seu idioma.

Sua principal colônia, Estados Unidos da América, já independente, tornou-se a maior potência após a Segunda Guerra Mundial, e, seguindo os passos que sua ex-metrópole outrora dera, impõe-se agora não somente a territórios específicos, mas também ao resto do globo como referencial das manifestações culturais, no comportamento social e no idioma. Apoiando-se em teorias as quais defendem que a língua de uma nação é um dos mais importantes e diretos veículos de manifestação cultural, surge uma possível teoria de "aculturação" nos demais países e, principalmente, naqueles que adotam a língua inglesa como seu idioma oficial, haja vista que o inglês tem desempenhado o papel de língua franca no mundo onde a globalização vem transformando nações em uniões e países em blocos.

Para que o conceito e o sentimento de pátria não sejam esquecidos ou distorcidos, este projeto tem o objetivo de desmitificar classificações, esclarecer fatos históricos e atualizar informações geopolíticas, demonstrando que, embora a língua inglesa venha sendo imposta em várias instâncias, as características singulares de cada ex-colônia se fazem presentes, contribuindo para uma pluralidade cultural. Mesmo inseridas em parâmetros mundiais, suas peculiaridades têm ajudado a preservar a individualidade e identidade de cada país.

1 Estudante da 2.ª série do Ensino Médio da escola Educação Criativa.

2 Estudante da 2.ª série do Ensino Médio da escola Educação Criativa.

3 Estudante da 2.ª série do Ensino Médio da escola Educação Criativa.

4 Professor-orientador do trabalho.

5 Professor-coordenador do trabalho.


Ficha Técnica
Descrição
Resultados
Créditos

01/02/2004 
1 ano letivo

 
  Ensino fundamental (5ª a 8ª )
  Ensino médio

 
   Artes
   Língua estrangeira
   Linguagem oral e escrita

 
   Ética
   Pluralidade cultural


Para falar com o responsável por esta página, escreva para: escola@eecriativa.com.br
Página criada por Escola conveniada com Material Didático Positivo - Assessores Distribuidora - Portal Educacional